quinta-feira, 26 de abril de 2012

Reunião da Comissão no Senac Penha

De acordo com o que havia sido planejado de algumas de nossas reuniões gerais serem realizadas de forma itinerante, na última 4a. feira, dia 04/04/2012, a partir das 19h30 horas, reunimo-nos no SENAC PENHA, em uma das salas indicada pelo Neemias. A folha com a assinatura dos participantes acompanha a presente  ata. A pauta previa a apresentação do projeto da festa a ser entregue aos representantes da CONE, que estariam presentes na reunião e ao vereador Natalini, através do assessor Marco Antonio. Num segundo momento, a Anair e a Bene apresentariam a posição da CONE com relação ao gerenciamento da verba destinada à festa, uma vez que o texto da Emenda não deixava claro como a programação, preparada pela comissão, poderia ser contemplada com alguma ajuda. Por fim, os membros da equipe religiosa apresentariam as conclusões a que chegaram nas reuniões que fizeram, a fim de que estas fossem incorporadas à programação. Utilizando-se de um data-show, o Júlio passou a detalhar passo a passo a programação prevista desde o dia 02 de junho, quando acontecerá o levantamento do mastro, até o último dia, em que haverá a descida e retirada do mastro. A partir das experiências adquiridas nas festas anteriores, as propostas para este ano, levaram em consideração custos desnecessários tais como: uso de palco quando a necessidade poderia ser suprida apenas com o uso de uma ou duas tendas, para aquelas atividades que acontecem nos sábados; para o palco do dia 17 não haveria necessidade deu um som tão potente, um som de médio porte seria suficiente. No ano passado, as luzes do palco, no domingo principal, nem chegaram a ser acesas. Do projeto consta a expectativa de público presente nos eventos e o que será necessário para a realização dos mesmos. Terminado o detalhamento da programação, a palavra foi repassada às representantes da CONE, a fim de que explicassem como seria o gerenciamento da verba, cujo texto da emenda apresentava os seguintes termos:

 Execução da Emenda Parlamentar - Exercício 2012

Valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para a seguinte obra / ação / projeto:

Descrição: Divulgação, Promoção e Realização da Festa Popular de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França e São Benedito. Lei 14.382/2007.

Observação: Emenda 1173/2011 deverá ser destinada à SMPP/CONE para ser utilizada na "NOITE ODARA" e SHOWS que integram a Festa Popular de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França e São Benedito.

A interpretação do texto defendida pelas representantes da CONE foi de que a verba era destinava apenas para a “Noite Odara” (homenagens às personalidades negras) e para o show, que seria realizado no dia seguinte. Não constava no texto outras oportunidades ou datas. Essa interpretação não foi compartilhada pelos representantes da comissão. A discussão se prolongou Pelo texto acima, a comissão entendeu que a verba poderia ser utilizada para suprir necessidades de outros eventos que fazem parte da festa e que constam de sua programação. Depois de muitas argumentações em favor de um e de outro posicionamento, as representantes da CONE ficaram de estudar melhor a possibilidade da utilização desta verba para outras atividades e marcar uma reunião para acertar os detalhes da aplicação da verba. Mesmo depois de terem se retirado a Anair, a Bene e o Ronaldo, a reunião ainda se prolongou com a transmissão de algumas informações quanto ao pedido feito ao Sonda, a nova versão do cartaz da festa, a possibilidade que está se abrindo para que a festa possa ter uma exposição que a ajude em sua divulgação. Em nome da equipe religiosa, a Neusa apresentou algumas das conclusões a que chegaram e a necessidade de que aconteça uma reunião envolvendo a coordenação das pastorais afro da diocese de São Miguel.



Nenhum comentário: