Quem somos

A Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França é um grupo comunitário existente desde 2002 no bairro Penha de França, região leste de São Paulo, que tem como objetivos divulgar a importância da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos quanto bem cultural tombado na Penha e testemunho da presença do negro no município; e a organização da Festa do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França.
A Comunidade é composta atualmente por pessoas físicas, representantes de coletivos artísticos e culturais, de pastorais afros, representantes de associações sem fins lucrativos, que regularmente participam das reuniões de trabalho e estão compromissadas com a promoção da cultura afro-brasileira no bairro e fora dele.

Sobre a Igreja e a Festa

A Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França é um patrimônio da cultura popular e afro-brasileira que resiste até nossos dias, construída pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, descendentes africanos mantidos em regime de escravidão no século XVIII. 
A Igreja é tombada pelos Conselhos de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado CONDEPHAAT (Resolução 23/1982), e do município CONPRESP (Resolução 05/1991).
A fim de lembrar os antepassados que resistiram ao jugo da escravidão no Brasil, e refletir sobre nossa história a Comunidade realiza desde 2002 a Festa do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França em todo o mês de junho, mês em que é celebrado no dia 16/06 data de seu reconhecimento no ano de 1.802 como templo católico.


Outras atividades


Celebração do Rosário
Iniciada em outubro de 2013, a Celebração do Rosário é realizada em todo o primeiro domingo de cada mês, às 10h, na Igreja do Rosário, e traz elementos da cultura afro-brasileira restabelecendo o papel da Igreja do Rosário como espaço sagrado e de afirmação da diversidade.

Pastoras do Rosário
Grupo artístico composto por mulheres da Comunidade do Rosário que cantam músicas de Maria Carolina de Jesus, Dona Ivone Lara e composições próprias inspiradas no cotidiano e na fé da mulher negra. O trabalho tem produção da Sá Menina Produções.

Cordão Carnavalesco Dona Micaela
O Cordão foi fundado em 4/02/2018 no bairro da Penha de França, e faz homenagem a Dona Micaela Vieira, que no final do século XIX exerceu a função de parteira ganhando o nome de uma praça no bairro. A praça passou a ser também ponto de chegada do cordão durante o carnaval de rua na cidade. O Cordão conta com ritmo e músicas próprios, bonecões e performances especiais celebrando a vida, os conhecimentos ancestrais do partejar, da doulagem e cuidados com as mulheres gestantes, bebês e crianças.


Segue a relação de cartazes e folders já produzidos de cada edição da Festa do Rosário e do Dia de Ação Socioambiental (ação integrada a festa desde 2010).


Os materiais gráficos além de serem registros importantes para a memória da festa marcam o desenvolvimento conceitual da mesma e as parcerias, como a com o Memorial Penha de França (antiga Viveka) que editou inicialmente parte dos materiais


2.002


2.003

2.004


2.005

2.006


2.007


2.008


2.009

2.010
 


2.011
 


2.012
 



2.013

2.014

2015

2016

2017

2018








Nenhum comentário: